PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Leia uma seleção de colunas do famoso personagem “Psicólogo da Silva” criado por Tonio Luna e também conheça o trabalho de Tonio Luna como preparador de atores e diretor teatral.

PSICÓLOGO DA SILVA

Confira aqui uma seleção dos artigos do famoso personagem “Psicólogo da Silva”, que surgiu de um monólogo apresentado no X Encontro Paranaense de Psicologia. Uma peça dirigida a estudantes e psicólogos iniciantes interpretado para provocar a reflexão sobre a pessoa do psicólogo. Na peça utilizam-se recursos de humor e interação com a platéia. Posteriormente tornou-se uma coluna na Revista Contato, do Conselho Regional de Psicologia e tiras em quadrinho da revista DIÁLOGOS, do Conselho Federal de Psicologia. A peça já foi apresentada 24 vezes em todo o território nacional.

psicologodasilva.blogspot.com.br

Leia algumas colunas:
01 02

03 04

000405

06 07

10

faixa_lunaPREPARAÇÃO DE ATORES

Técnica

O trabalho de preparação de atores de Tonio Luna parte de conhecimentos de neurofisiologia, vegetoterapia, psicologia e arte.

É direcionado a todos que querem entrar em cena, tais como atores, contadores de história e bailarinos. E a quem quiser se desafiar a atingir o desconhecido, a arte.

O ator carrega em seu corpo sua história (segundo a teoria das couraças de Reich) e esta afeta o corpo de seu personagem. Quanto mais o corpo do ator se aproxima do corpo do personagem mais próximo da arte a apresentação se torna. Assim cabe ao ator conhecer seu corpo e modificá-lo para entrar em cena. Conhecer seu corpo significa se conhecer profundamente, tornar-se inteiro. Este inteiro produz arte que transforma.

A preparação psicossomática de atores e construção corporal de personagens parte da leitura técnica da relação entre corpo e mente apresentada por Wilhelm Reich, Alexander Lowen, David Boadella, Federico Navarro, Stanley Kelleman e outros.

faixa_lunaTEATRO

Autor e ator da peça “Psicólogo da Silva”
  • Preparação Corporal da peça  “ Lisístrata – Distraídas Venceremos”
  • Preparação Corporal da peça  “Morgue Story” – Troféu Gralha Azul 2004
  • Preparação Corporal da peça “Garotas Vampiras Nunca Bebem Vinho”
  • Direção do espetáculo “Mr Richard in Comedy”
  • Direção do espetáculo “O Catarina”
  • Preparação de elenco da peça “Diga Aonde Dói”
  • Direção do espetáculo “O Causo é o Seguinte”, de contação de causo e moda de viola
  • Direção e preparação corporal do espetáculo “A LUTA”Coaching de atores desde 1994

A preparação psicossomática de atores e construção corporal de personagens parte da leitura técnica da relação entre corpo e mente apresentada por Wilhelm Reich, Alexander Lowen, David Boadella, Federico Navarro, Stanley Kelleman e outros. A personalidade em cena tem um corpo específico e este impressiona a platéia. O ator carrega em seu corpo sua história (segundo a teoria das couraças de Reich) e esta afeta o corpo de seu personagem. Quanto mais o corpo do ator se aproxima do corpo do personagem mais próximo da arte a apresentação se torna.  Assim cabe ao ator conhecer seu corpo e modificá-lo para entrar em cena.  Conhecer seu corpo significa se conhecer profundamente, tornar-se inteiro.  Este inteiro produz arte que transforma.

Meu trabalho parte de conhecimentos de neurofisiologia, vegetoterapia, psicologia e arte.  Dirige-se a todos que querem entrar em cena, tais como atores, contadores de história e bailarinos.  E a quem quiser se desafiar a atingir o desconhecido, a arte.

faixa_lunaLITERATURA

  • Escritor do editorial “Psicólogo da Silva” – Revista Contato – CRP 08
  • Ex-membro do Conselho Editorial da revista “ Diálogos” do CFP – Brasília